prancha-rolha (13)

Esses surfistas estão sempre inventando. Talvez pela conexão que têm com a natureza, pelo contato direto com o mar, eles percebam, mais que ninguém, a necessidade de criar alternativas sustentáveis para quase todas as nossas atividades – porque se formos pensar com rigor, quase tudo que fazemos agride o planeta.

Depois de mostrarmos aqui o surfista que desenvolveu pranchas de surfe com garrafas pet, chegou a vez de publicar sobre o grupo espanhol representado pelo curioso nome Richpeoplethings (“Coisas de gente rica”), que utiliza rolhas cortiça em vez da parafina.

Segundo o grupo, 2.500 toneladas de rolhas são jogadas fora todo ano. Com a ajuda de doadores, eles coletam uma pequena parte disso, separam as peças por tamanho e utilizam cera de abelha e resina de pinheiro para colá-las.

Com as rolhas coladas, o que se forma é uma espécia de tábua de cortiça. Na etapa final, o acabamento dá forma de prancha de surfe ao conjunto. Aí é só cair na água! Assista ao vídeo e veja mais imagens abaixo:

prancha-rolha (1)

prancha-rolha (2)

prancha-rolha (3)

prancha-rolha (4)

prancha-rolha (5)

prancha-rolha (6)

prancha-rolha (7)

prancha-rolha (8)

prancha-rolha (9)

prancha-rolha (10)

prancha-rolha (11)

prancha-rolha (12)