Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (1)

A primeira Passeata dos Cem Mil, a de 26 de junho de 1968, foi documentada por David Drew Zingg (1923-2000), o americano que se estabelecera poucos anos antes no Brasil para se tornar um fotógrafo fundamental da vida do país, sobretudo de seus artistas. Após uma nova manifestação que levou cem mil pessoas às ruas do centro do Rio de Janeiro, além de outros milhares de cidadãos que participaram de atos em diversas cidades brasileiras no dia 17 de junho, o Blog do IMS (Instituto Moreira Salles) mostra um conjunto de dez fotos feitas por Zingg naquele momento histórico, no qual o alvo principal dos protestos era a ditadura militar.

É possível ver nas imagens artistas como Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, Nana Caymmi, José Celso Martinez Corrêa, Renato Borghi, Ittala Nandi e Othon Bastos, além de Vladimir Palmeira (na sexta foto de cima para baixo), então a maior liderança estudantil do país. Evandro Teixeira, outro importante fotógrafo que documentou amplamente a passeata, aparece com sua máquina na penúltima foto. E há os cartazes de então, os gestos de anônimos, a multidão.

O acervo de Zingg está sob a guarda do IMS. Parte dele será exposto na Casa do IMS durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em julho.

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (2)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (3)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (4)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (5)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (6)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (7)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (8)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (9)

Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 (10)