Talvez você já tenha visto na internet – ou é um sortudo que pôde presenciar o fenômeno ao vivo – cenas em que as ondas do mar se assemelhem a uma grande sopa de estrelas! O nome disso é bioluminescência e ocorre quando, de forma natural, uma reação química resulta na emissão de luz. Um vaga-lume é o exemplo mais clássico disso.

No mar, em diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil, micro-organismos que constituem o plâncton marinho protagonizam lindas cenas de bioluminescência observáveis a olho nu.

O fenômeno, apesar de parecer surreal para a maioria de nós, não é tão raro assim. Nas Maldivas, por se tratar de um país insular e, por conta disso, repleto de praias – entre outras características naturais propícias -, é possível observar a bioluminescência em inúmeras ocasiões.

A ilha de Vaadhoo é um lugar lugar especial para quem deseja observar o “mar de estrelas” no país. A coletânea de imagens que você encontra abaixo, organizada pelo site When On Earth, é a prova disso. Olha só [Via]:

Praias luminescentes 1+ Créditos: DazzlingPlaces

Praias luminescentes 2+ Créditos: Olly Reed

Praias luminescentes 3+ Créditos: slworking2

Praias luminescentes 4+ Créditos: Kev Lewis

Praias luminescentes 5+ Créditos: Magnetic Lobster

Praias luminescentes 6+ Créditos: Tim Melling

Praias luminescentes 7+ Créditos: KenKWang

Praias luminescentes 8+ Créditos: Kris Williams

Praias luminescentes 9+ Créditos: Kris Williams

Praias luminescentes 10+ Créditos: Connor Smith

Praias luminescentes 11+ Créditos: Wesley & Brandon Rosenblum