O meteorologista Willoughby Owen que mora na Nova Zelândia e trabalha na estação meteorológica de Hamilton, tem uma outra atividade muito interessante, que é fotografar relâmpagos, tempestades e raios.

Descargas atmosféricas como essas são causadas por aquecimento do solo ocasionando em nuvens convectivas, ou seja, pelo vapor ascendente que se eleva do solo aquecido até os céus. Também pode ser causado pelas nuvens frontais, que são ocasionadas pelo choque de uma massa de ar quente com uma massa de ar frio, as tão famosas chegadas de frente fria que se ouve nos jornais.

As nuvens ao serem combinadas com uma certa condição de temperatura, pressão atmosférica, e umidade do ar, tornam-se eletricamente carregadas internamente gerando uma descarga de trajetória ramificada e aleatória.

Veja abaixo estas incríveis imagens que Owen captou em suas jornadas em busca de tempestades e raios pelo mundo. [Via SCL]

unripegreenbananas-02 unripegreenbananas-01 unripegreenbananas-06 unripegreenbananas-05 unripegreenbananas-04 unripegreenbananas-03