Jardim em fábrica abandonada 1

A antiga fábrica de cimento localizada em Barcelona na Espanha e construída em 1975 ganhou nova vida ao ser readequada pelo arquiteto espanhol Ricardo Bofill. Em tempos onde recursos e espaço tem se tornado cada vez mais escassos, o projeto pode ser visto como um importante exemplar de “re-arquitetura” e do reaproveitamento de espaços.

A imensa estrutura que se encontrava em ruínas acabou se tornando a residência e o local de trabalho do arquiteto. Composta por cerca de 30 silos, galerias subterrâneas e enormes salões, assim como um castelo medieval, a fábrica levou cerca de dois anos para ter sua reforma concluída. O arquiteto definiu o novo espaço demolindo algumas estruturas, expondo outras anteriormente escondidas e fazendo um imenso plantio de diversos tipos de vegetação.

Utilizando em favor do projeto o brutalismo da edificação, Bofill contrapôs esse aspecto com áreas verdes que fazem parte de toda a extensão do terreno e da estrutura. O projeto transformou a fábrica abandonada em um verdadeiro castelo contemporâneo repleto de terraços jardins [Via].

Jardim em fábrica abandonada 2

Jardim em fábrica abandonada 3

Jardim em fábrica abandonada 4

Jardim-em-fábrica-abandonada-5

Jardim-em-fábrica-abandonada-6

Jardim-em-fábrica-abandonada-7

Jardim-em-fábrica-abandonada-8

Jardim-em-fábrica-abandonada-9

Jardim-em-fábrica-abandonada-10

Jardim-em-fábrica-abandonada-11

Jardim-em-fábrica-abandonada-12

Jardim-em-fábrica-abandonada

image[1]

bofill-cement-1-13[1]